Web Summit: Porque o checkout é o próximo motor para o crescimento do comércio eletrônico

O tema foi apresentado por Domm Holland, cofundador e CEO da Fast, a plataforma de login e checkout on-line mais rápida do mundo.


Por Bruno Zenatte



O tema trouxe a dor e a solução sobre consumidores que querem comprar e que muitas vezes não finalizam suas compras pela demora ou a fricção da ferramenta, ou seja, no momento de realizar login e senha do usuário. O tema foi apresentado por Domm Holland, cofundador e CEO da Fast, a plataforma de login e checkout on-line mais rápida do mundo.

Empreendedor e engenheiro autodidata, Domm fundou e escalou empresas nos setores de logística, transporte e tecnologia. Um número impressionante foi apresentado pelo CEO e revelou que 86% dos consumidores desistem da compra por conta do sistema de checkout.

Outro fator relevante é com relação à fricção que a ferramenta proporciona na hora da compra pelo consumidor, ou seja, as pessoas querem comprar, estão com o cartão de crédito na mão e não conseguem. A fricção faz parte dos processos que dão segurança ao consumidor, como, por exemplo, a de lembrar senhas de usuário no momento de finalizar o pedido. Com isso, qualquer aumento nessa experiência negativa para o usuário acaba prejudicando. Ou seja, as pessoas abandonam o carrinho de compras porque não lembram a senha.

O que foi apresentado por Domm é o Fast Checkout - comprar por um clique. A ferramenta é capaz de oferecer funcionalidades avançadas e que permitem um aplicativo de checkout, que reduz o atrito do usuário.

Além disso, Domm reforça a ideia de que os consumidores esperam comprar de forma rápida e fácil. Ele considerou também que as pessoas fazem compras on-line enquanto fazem outras coisas e, por isso, querem praticidade.