Web Summit: o renascimento do varejo será baseado em dados

Nesta palestra, duas grandes marcas sentaram para contar um pouco do sucesso que fazem ao utilizar da tecnologia e, inclusive, a inteligência artificial.


Por Bruno Zenatte



Nesta palestra, duas grandes marcas sentaram para contar um pouco do sucesso que fazem ao utilizar da tecnologia e, inclusive, a inteligência artificial. Para compor a roda de conversa, sentaram Chris Morton, fundador e CEO da Lyst; e Karia Walsh, diretora de inteligência artificial e estratégia da Levis Strauss; além de Sophie Mellor, repórter da Fortune.

Para entendermos os contextos das duas grandes marcas (Lyst e Levis), Lyst é uma empresa de tecnologia de moda e um aplicativo de compras de roupas premium, que concentra 150 milhões de compradores anuais, além de oferecer uma experiência de varejo com curadoria. Já os jeans Levis são conhecidos não apenas por serem de longa duração, mas por sua adoção de soluções digitais.

Nesta palestra, os líderes dessas grandes marcas discutiram os dados por trás das novas tendências dos clientes. Para explicar um pouco sobre isso, algo ficou bem claro com relação ao que pensam sobre consumo: ninguém acorda e fala – hoje vou comprar on-line; ou: vou comprar na loja. Os consumidores simplesmente pensam: preciso de uma bota e vou atrás dela para comprar.

Para isso, é importante entender que os consumidores têm ideia e querem comprar e, por esse motivo, temos que achar o melhor meio de chegar ao encontro deles. Uma solução é ter a customização em massa com tecnologia.

Uma das soluções que já são utilizadas nesse segmento é a tecnologia de inteligência artificial e que pode trazer muitas novidades para a moda, além de ajudar a entender o consumidor. Como, por exemplo, a possibilidade de criar uma solução para apresentar uma experiência em que o alfaiate ia até a sua casa. Imagine ter algo sob medida?

Foi destacado que quanto mais dados temos, mais saberemos como customizar em massa e, com isso, ter mais produtos dedicados às pessoas com gostos diferentes e que possam ter uma moda do seu jeito.