Web Summit: a criatividade em 2022 e o papel das comunidades no pós-pandemia

Este debate trazido pelo Web Summit Lisboa 2021 reuniu pessoas extremamente criativas e bem-sucedidas de diferentes origens para discutir o que alimenta sua criatividade e como essas lições podem ser usadas por outras pessoas.


Por Bruno Zenatte



Este debate trazido pelo Web Summit Lisboa 2021 reuniu pessoas extremamente criativas e bem-sucedidas de diferentes origens para discutir o que alimenta sua criatividade e como essas lições podem ser usadas por outras pessoas. São elas: Versa Sharma, editora-chefe da Teen Vogue; Tinie Tempah, músico; e Georges St-Pierre, lutador de UFC; além de Simone Oliver, redatora-chefe da Refinery29.

Para o músico Tempah, o que potencializa seu trabalho são as conexões, além de lembrar do passado como experiência e, claro, sempre se reinventar. Outra experiência importante para aflorar a criatividade é a de estar aberto para o que está mudando.

Nesta roda de conversa, a discussão também destacou de onde vem as inspirações para seus trabalhos e que ela deve vir de vários lugares, além da busca pelo aperfeiçoamento constante da mente para se tornar mais criativo e produtivo.

Outra experiência compartilhada na palestra veio do lutador de UFC, Georges St-Pierre. Para ele, é importante inspirar as pessoas, criando meios de fazê-las entender o mundo dos esportes e ajudar no incentivo, além de manter uma vida saudável.

Ponto forte do evento e de consenso entre os palestrantes é o senso de reinvenção que todos devem buscar. Para o lutador de UFC, o exemplo serviu para todos e ocorre no momento de quando se está na glória: muitas portas se abrem e, por isso, é importante saber a hora de parar. Se parar tarde demais, as portas já não estão mais abertas para todos.



Comunidade on-line e seu papel


Neste tema, a participação especial foi do COO do Reddit, Jen Wong. Ouvimos muito sobre o poder das comunidades on-line que impulsionam a ação no mundo real. Jen também contou sobre o seu papel no zeitgeist cultural, um termo alemão cuja tradução significa espírito da época ou sinal dos tempos, mas, em uma tradução mais apurada: espírito do tempo.

Ele destacou sua experiência sobre como promover comunidades apaixonadas, engajadas, autênticas e saudáveis, e como usá-las como uma forma de detectar tendências e sinalizar um caminho a seguir em meio ao barulho.

O Reddit está com 16 anos de idade e nasceu junto com o Facebook. A missão do Reddit sempre foi criar uma comunidade e, nesse segmento, o mais importante não é quem é você, mas sim o conteúdo que você posta na comunidade.

Ele contou que esse movimento de comunidades ainda é muito impulsionado e que até o momento reúne aproximadamente 50 milhões de usuários. Jen também disse que é otimista quanto ao futuro da internet e se houver mais pessoas criativas fazendo conteúdo, será possível dar poder a essas pessoas e comunidades que nunca foram ouvidas antes.

Para tudo isso, o Reddit explica que há uma moderação cautelosa, e que, mesmo com esses critérios de moderação, a produção sempre é feita pelas comunidades. Caso contrário, perde-se a essência.

Por isso, na plataforma a responsabilidade é compartilhada com os produtores e com as comunidades que a utilizam. Eles também possuem políticas próprias, com termos bem claros. Tudo isso para garantir que a plataforma esteja segura e saudável sempre.