Varejo: técnicas para aplicar e fidelizar clientes

Saiba como aplicar a estratégia perfeita para garantir a desejada omnicalidade, que ajuda a fidelizar os novos consumidores


Estamos em plena Semana do Consumidor, período em que muitas lojas e e-commerces oferecem vantagens para aquele que é (e deve ser) o principal foco do comércio: o cliente. Mas o lojista atento não quer lucrar apenas nessa época, principalmente no dia 15 de março, Dia do Consumidor, com promoções atrativas e descontos especiais. Ele utiliza táticas para fidelizar o cliente e fazer com que ele volte sempre, seja no universo físico ou no virtual. E é justamente disso que vamos falar hoje, inclusive com:


  • As principais técnicas de fidelização para o varejo;

  • Desafios para a tão desejada fidelização;

  • Programas de fidelidade;

  • E como a Napp ajuda o lojista nesse trabalho.


Técnicas de fidelização para o varejo

Comecemos do básico, que quase todo mundo já sabe, mas muita gente não pratica: bom preço e atendimento de qualidade. Duas das características mais positivas de uma boa loja, on-line ou off-line, que, quando unidas, ajudam na fidelização do cliente. Mais do que isso, que são exigidas pelo consumidor phygital – mistura do físico com o digital.

Tal cliente quer mais e, para tanto, a empresa devem buscar um relacionamento mais íntimo, respeitoso, amigável e, acima de tudo, eficiente. Além de ser bem atendido, o consumidor phygital quer encontrar o produto na loja física e também na virtual. Quer finalizar o pagamento de forma prática e com opções variadas. E quer poder escolher entre entrega rápida ou retirada na loja mais próxima, ou seja, esse cliente é omnichannel.

Sem contar no atendimento personalizado, seja no ambiente on-line ou no off-line, que também faz toda a diferença. Todo mundo gosta de ser tratado de maneira especial e o cliente phygital mais ainda. Criar essa experiência linear, sem percalços ao longo do caminho, é o grande desafio para o varejo, o qual ajuda a garantir a tão desejada fidelização.


Desafios para fidelização do varejo

Como visto, para manter o engajamento do cliente é preciso ir além. Isso é comprovado por uma pesquisa de 2019 da Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, que apontou que as pessoas estão variando cada vez mais na hora de escolher onde comprar. O cliente que, uma década atrás, comprava de três varejistas, em média, agora consome em oito lojas diferentes.

Esse número aumentou ainda mais com a pandemia, que impulsionou o comércio eletrônico e fez os e-commerces crescerem de maneira gigantesca. Por isso que para fidelizar um cliente é necessário valorizar toda a experiência dele, como citado anteriormente. Sem contar que existem tendências que tornam o varejo ainda mais atrativo e contribuem para a aclamada fidelização.


Programas de fidelização

Propositadamente, deixamos uma tática de fora do hiperlink acima. Não é nada novo, mas sim algo que funciona bastante: os programa de fidelização. Nessa conhecida tática, as lojas oferecem pontos por compra, cupons, selos, entre outras estratégias, que, quando chegam a determinada meta, garantem prêmios, descontos, troca por produtos ou vantagens aos clientes.

Provavelmente você já conhece ou participou de algum desses programas e sabe que muitos realmente funcionam. Então por que não continuar apostando nessa interessante maneira de manter um bom relacionamento com o consumidor?


Napp ajuda o varejo a fidelizar o cliente

Como citado, a omnicalidade contribui bastante no processo de fidelização dos clientes. E a Napp Solutions tem a plataforma ideal para o varejo tornar-se omnichannel. Trata-se do Napp Hub, solução que garante eficiência de estoque e logística na venda on-line, além de agilidade na entrega.

“O Napp Hub é ideal para qualquer varejista, que pode ser um franqueado, uma loja ou uma rede. Com uma prateleira infinita, ele não necessita ter tantos produtos em estoque no centro de distribuição. Mesmo assim, consegue tirar o pedido do franqueado e, com isso, ter um giro mais rápido. Para o cliente, a diferença é sentida na entrega rápida, já que o produto fica mais próximo do consumidor, claro, por conta da integração que a Napp executa”, explica o head da ferramenta, Cláudio Bessa.



Ao longo do texto, já falamos sobre o consumidor phygital. Mas muita gente pode querer saber mais sobre esse novo estilo de cliente. Então clique aqui e fique por dentro de tudo.



Informações para Imprensa:

Ricardo Missão | Jornalista

ricardo.missao@nappsolutions.com