Tudo o que você precisa saber para fazer a integração do ponto de venda com o e-commerce

Conheça os benefícios de se conectar o sistema da loja a uma plataforma que gera dados precisos e inteligentes


O universo digital nunca esteve tão presente no cotidiano de lojas, empresas, indústrias e centros comerciais. Mas existem empreendedores que ainda têm dúvidas sobre como realizar a integração do seu ponto de venda com um e-commerce. E é para facilitar o trabalho desses profissionais que este material apresenta, de forma objetiva, prática e didática, as vantagens de se conectar o sistema da loja a uma plataforma virtual, gerando dados precisos para decisões cada vez mais assertivas.

E além de conectar o ponto de venda ao e-commerce, a Napp Solutions, startup especialista em inteligência de dados, tem uma parceria com o Google para que lojas físicas possam ser digitalizadas e, facilmente, vender on-line, com baixo custo de implantação. Trata-se da plataforma O2O (Off-line To On-line), com a qual o lojista tem seus produtos exibidos na vitrine virtual do Google, podendo administrar, cadastrar e automatizar o estoque físico de lojas.

E quem vai esclarecer todas as dúvidas sobre esses importantes trabalhos é o Claudinei Pereira, gerente de integração da Napp Solutions.


Mas o que é integração? E qual sua importância?

Trata-se do processo que conecta o sistema da loja à plataforma da Napp. Ele é responsável por enviar dados para serem processados e consultados posteriormente em painéis de análise gerencial. A integração acontece diretamente pelo PDV (ponto de venda), com a instalação de um software no computador do lojista, programa este responsável em se conectar a um banco de dados ou interface de comunicação. O software da Napp é o Client.


O que são ERPs e como eles contribuem para as integrações?

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação mais robustos do que os sistemas encontrados em PDVs, contendo inúmeros módulos, além de funcionalidades de vendas, como contabilidade e RH. Eles também fornecem os dados de vendas necessários para a integração. Geralmente são desenvolvidos por grandes empresas de tecnologia como a Totvs, SAP e Oracle.


Qual é a importância do registro de vendas e da validação dos dados na hora da integração?

O registro de vendas é essencial para que os dados coletados reflitam a realidade das movimentações da loja. A validação da coleta no momento da integração - comparando os dados que estão chegando na plataforma Napp e os relatórios gerenciais da loja – garante que os dados mostrados nos painéis gerenciais sejam confiáveis e sirvam de base para as tomadas de decisão.


Diferencial da Napp em relação à concorrência

Em primeiro lugar, a Napp tem vasta expertise em integrar um grande número de sistemas, bem como entregar inteligência de dados em forma de painéis e relatórios gerenciais, além de insights e publicação de ofertas on-line. É o caso do nosso produto O2O, que consiste em mostrar preço e estoque de produtos como resultado em buscas no Google. A divulgação acontece por meio de buscas de proximidade feitas no Google, que mostrará ao consumidor onde encontrar o produto, de forma fácil e rápida. E tudo isso sem a necessidade de um e-commerce próprio, além do excelente custo-benefício.


Qual a importância de uma equipe de profissionais especializados para lidar com esse processo?

Precisamos de profissionais que tenham um conhecimento de programação, um ótimo conhecimento em banco de dados e, sobretudo, tenha uma ótima capacidade analítica para desenvolver todas as adaptações necessárias. Tudo isso para que a integração seja finalizada com sucesso. Como a diversidade de sistemas é imensa, a soma do conhecimento e experiência individuais dentro de uma equipe faz toda a diferença. E é justamente a cooperação que faz com que tenhamos uma ótima produtividade.


E como a Napp ajuda nessa expertise?

A Napp prepara os profissionais que chegam e permanecem na empresa sempre usando o método Hands-on de aprendizado. Por meio de reuniões virtuais, os técnicos trabalham em cooperação e atendem todas as demandas de integração. Dessa forma, em pouquíssimo tempo de convívio, cada técnico tem contato com um grande número de sistemas e fica familiarizado com os métodos e processos internos, estando sempre em constante atualização. Além disso, há um trabalho de mentoria personalizada por parte dos gestores no que diz respeito ao desenvolvimento profissional de cada um, o que garante a excelência no serviço prestado.


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Informações para Imprensa: Ricardo Missão | Jornalista ricardo.missao@nappsolutions.com