Transformação digital faz pequenas farmácias se reinventarem para aumentar vendas

Novas tecnologias e novos canais de vendas vêm assegurando o sucesso dos pequenos negócios, que são maioria no setor farmacêutico


Implementar novas tecnologias de integração de estoques para vender on-line, com mais canais para atender o consumidor. Essa pode ser, resumidamente, a fórmula de sucesso encontrada pelas farmácias independentes em tempos de pandemia. Com a concorrência das grandes redes, os pequenos comerciantes tiveram que se reinventarem para garantir a saúde financeira das lojas e, porque não, para expandirem seus negócios.


A transformação digital hoje é realidade em inúmeras farmácias independentes, que representam mais de 65% do setor. O conceito de varejo Phygital - ponte entre o mundo digital e o mundo físico – alia tecnologia de ponta com o “bom e velho” tato nas vendas, que o pequeno comerciante se acostumou a praticar. E os resultados têm sido bastante animadores.


“Com a digitalização dos estoques, as farmácias independentes puderam conquistar um público novo, que ainda não conhecia a empresa. Além de manter a fidelidade daquele cliente costumeiro, conhecido pelo nome, que prefere comprar sempre no mesmo lugar. Com essa estratégia de sucesso, os pequenos empreendimentos tiveram condições de vender on-line e off-line, trazendo um novo e interessante incremento para seus negócios”, destaca Alessandro Poletti, head do programa de benefícios Farma Promo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Distrito, uma plataforma de inovação e comunidade de startups, o ano de 2020 acumula 60% do volume total de investimentos em varejo Phygital no Brasil. De 2014 pra cá, US$ 22 milhões foram investidos no setor, sendo US$ 14 milhões apenas no último um ano e meio. O fator principal para esse fenômeno foi a pandemia, que forçou as varejistas a buscar outras fontes de venda além das lojas físicas.

Napp Solutions na digitalização de farmácias


Em um universo com mais de 53 mil farmácias de pequeno porte, a Napp Solutions, startup especializada em integrações e soluções de inteligência de dados, criou a ferramenta Plataform O2O (do off-line para o on-line). A novidade fez com que elas ganhassem fôlego com a disponibilização de seus produtos no Google e o consequente aumento nas vendas virtuais. A tecnologia também oferece a georreferência mais próxima do cliente, que busca produtos nas proximidades, como pesquisas por itens disponíveis em lojas “perto de mim”. Dessa forma, o consumidor pode procurar o produto on-line e adquiri-lo em uma loja física mais próxima.


“O O2O é um benefício da Napp para o dono de uma pequena farmácia neste 25 de setembro, data em que se comemora o Dia do Farmacêutico. Uma plataforma acessível a todos, que funciona como uma vitrine virtual, com a atualização on-line dos produtos em estoque, e sem a necessidade de o lojista possuir um e-commerce. Esperamos que mais profissionais da área aceitem esse nosso presente e possam estar, o quanto antes, faturando também no ambiente digital”, finaliza Alessandro Poletti, head do programa de benefícios Farma Promo da Napp.

Quer saber mais sobre a importância da digitalização das farmácias e em como a transformação digital têm ajudado elas a se destacarem no universo on-line. Acesse aqui.



Informações para Imprensa: Ricardo Missão | Jornalista ricardo.missao@nappsolutions.com