Split de pagamento: saiba o que é e como funciona esta ferramenta da maquininha de cartão

Entenda como a solução pode ajudar o marketplace na hora do pagamento


Você já parou para pensar em como um pagamento via cartão de crédito é repassado para a loja ou prestador de serviço, principalmente quando há várias partes envolvidas no negócio? Por exemplo: você faz apenas um pagamento quando pede comida pela internet, mas o montante não vai somente para o restaurante. Há a parcela do entregador e da administradora de cartão.

Ou quando, em um salão de beleza, o cliente faz corte, manicure e massagem, cada um com um profissional diferente. Cada fornecedor, inclusive a loja, precisa receber sua parte. Para otimizar esse processo é que existe o split de pagamento, uma solução para realizar essa divisão de forma prática e segura.


Mas o que exatamente é o split de pagamento?

Trata-se de um conjunto de APIs (Application Programming Interface) que, em uma mesma plataforma, possibilitam o gerenciamento financeiro para empreendimentos que precisam intermediar e dividir pagamentos entre duas ou mais partes. Isso tudo logo no momento da venda. Resumindo, o split de pagamento é uma ferramenta para a divisão automática dos valores recebidos nas maquininhas de cartão quando há mais de um vendedor envolvido, inclusive a própria administradora de cartão de crédito (ou banco).


Como funciona o split de pagamento?

A ferramenta de split de pagamento permite a configuração de inúmeras regras e modelos de divisão. Quem contrata esse serviço pode gerenciar as políticas a serem aplicadas sobre uma venda, que pode depender da quantidade de parcelas, da forma operacional, entre outras variantes. Cada marketplace tem a possibilidade de criar suas regras, em acordo, é claro, com a plataforma de split.

Na hora de venda, o procedimento é simples. Assim que o cliente opta pela forma de pagamento (cartão de crédito, débito ou boleto), o split de pagamento, de acordo com a regras acertadas entre as partes, distribui os valores para todos os envolvidos. Sem que o consumidor saiba de todo esse processo, até porque a fatura apontará apenas o valor total.


Vantagens do split de pagamento.

O split garante maior controle sobre os pedidos feitos no e-commerce ou loja física, com suporte para identificação das vendas e pagamentos, sejam eles recebidos, em processo ou cancelados. Também traz agilidade e minimiza a possibilidade de erros, já que os processos são automatizados. Sem contar a eficiência tributária, pois o gerenciamento dos pagamentos é feito sem que o dinheiro passe pela conta do lojista.

“As regras financeiras de um marketplace são complexas e a rotina torna-se pesada e com alto custo para a tesouraria da empresa. A automação das regras via split simplifica as ações, evita erros, traz economia financeira para o marketplace e eficiência no recebimento para os vendedores”, explica Cláudio Bessa, Head De Transformação Digital da Napp Solutions.

Expertise Napp Solutions ajuda na escolha do split de pagamento

A Napp Solutions possui diversos projetos nos quais utiliza sistemas próprios e de parceiros especializados, além de conhecer todas as regras financeiras em marketplaces para a implementação de soluções sofisticadas de conciliação fiscal, financeira e de repasse de recebíveis. E isso tudo é de fundamental importância para um projeto que atenda as reais necessidades de cada lojista.

“A Napp possui know-how em dezenas de projetos robustos de marketplaces implementados, em que a complexidade das regras financeiras é dominada. Além disso, possuímos um processo de rápida implementação e somos parceiros homologados das melhores soluções existentes. Nossa ferramenta é altamente customizável e atende aos mais altos níveis de segurança da internet, o que é uma garantia para o seller e para o marketplace”, finaliza Bessa.

Quer conhecer uma nova tendência para vendas on-line? Acesse este link e saiba mais sobre os marketplaces nichados.




Informações para Imprensa: Ricardo Missão | Jornalista ricardo.missao@nappsolutions.com