Software as a service: tendência do mundo digitalizado

Você já deve ter utilizado transporte por aplicativo ou, pelo menos, conhece a modalidade. Trata-se de um serviço digital em que o usuário não compra um produto físico, tampouco tem despesas com o carro em si. O cliente apenas paga pela “corrida”, utilizando uma plataforma on-line. Começamos pelo exemplo, mas o exposto acima resume muito bem o que é um SaaS - Software as a Service -, modalidade “as a service” que tem ganhado muita abrangência após a pandemia da Covid-19.

Na tradução literal, “as a service” quer dizer “como serviço”, uma tendência do mundo digitalizado que elimina a necessidade da compra física, facilitando o consumo para o cliente final. Nela, também não há a necessidade de uma infraestrutura específica, o que também é vantajoso para o empreendedor.

Outro bom exemplo é o aluguel de uma casa ou apartamento por meio de um aplicativo de viagem. Resumindo, a modalidade “as a service” está crescendo sobremaneira no universo digital e impulsiona novos negócios para empresas antenadas com o mundo contemporâneo. E o SaaS, em que há um S abrindo a sigla, é o modelo principal dessa nova tendência.


Software as a Service (SaaS)

O Software as a Service é uma forma de disponibilizar soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Por isso mesmo, a empresa não precisa ter estrutura física (pode ter, se quiser), nem instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. Precisa apenas de uma boa conexão de internet, o que é mais do que comum nos negócios digitais. Por isso, o acesso torna-se fácil e simples, o que contribui para uma escalada crescente de novos clientes.


Benefícios do Software as a Service (SaaS)

São vários os modelos de SaaS, mas, independentemente disso, as vantagens são inúmeras e, basicamente, as mesmas. Tais softwares ajudam na redução de custos; proporcionam facilidade de acesso on-line (podem ser acessados de qualquer local) e, por isso mesmo, praticidade e agilidade para o prestador de serviço e para o cliente; utilizam tecnologia de ponta por preço acessível; são altamente seguras; e otimizam processos, o que vai ao encontro das necessidades da empresa. Resumindo, “trata-se de uma opção econômica e eficiente”, de acordo com a Consultoria Gartner, que previu um crescimento de 95,4% dessa tecnologia, o que, de fato, se concretizou.



A Napp possui expertise e tecnologias para ajudar empresas a praticarem o SaaS. E vai além! Também possui ferramentas de Business Inteligence que vão revolucionar o seu negócio. Clique aqui e saiba mais.




Informações para Imprensa:

Ricardo Missão | Jornalista

ricardo.missao@nappsolutions.com