Seu filho usa inteligência de dados e sua franquia não?

Crianças abaixo dos 12 anos já nasceram sabendo utilizar inteligência de dados. É bem comum ver a nova geração consultar suas métricas no Instagram ou nos seus videogames favoritos, por exemplo. As redes sociais dão uma gama de informações sobre postagens, como número de curtidas, compartilhamentos e visualizações; os horários, dias e perfis que mais acessaram as postagens. Com base nisso, os adolescentes mudam o tipo de publicação, os horários e até criam outros perfis nas redes sociais.


Dados processados são informação relevante

A nova geração já usa a inteligência de dados e muitas empresas nem sabem o que é isso! Inteligência de dados ou Business Inteligence (BI) é transformar dados em informações úteis para a tomada de decisão. No caso das empresas, assim como nas redes sociais, o volume de dados gerado pela informatização quase total dos processos é enorme. E, para transformá-los em informações é preciso “traduzí-los” numa forma simples e rápida de entender, como o Facebook ou Instagram fazem.


Se um adolescente usa BI para gerir seus perfis, quanto mais esta ferramenta é necessária para melhorar os resultados de um negócio! Já vai longe o tempo em que se tomava decisões com base nos “palpites” ou intuição do dono ou dos mais experientes. Hoje as empresas dispõem de sistemas capazes de processar e interpretar um grande volume de dados, traduzindo isso em informação relevante para o negócio.


BI nas empresas

Seja na indústria ou no varejo, o BI pode ser utilizado de diversas formas. Aqui vamos apontar algumas delas.


Gestão de estoques

Uma loja pode usar BI no controle de estoques quando compara os dados de anos anteriores com os produtos vendidos em cada época do ano. Com isso, é possível gerenciar melhor o uso dos recursos, comprando mais os produtos que são mais vendidos, sem investir em outros que ficariam parados na prateleira por falta de demanda naquela época do ano.


Gestão de vendas

As metas de vendas também podem se utilizar de inteligência de dados. Pode-se definir metas individuais, coletivas, por item ou categoria de produto, a partir de dados anteriores. Com dados claros das vendas é possível tomar decisões sobre as ações de marketing necessárias ou que não estão apresentando resultados; pode-se verificar dados de vendas por região, período do mês ou do ano, comparando as forças de vendas e melhorando a performance em termos de eficiência, tempo e esforço das equipes.


Gestão de relacionamento com clientes

Usando dados com inteligência de negócios, podemos fazer uma infinidade de cruzamentos a partir das informações que temos dos clientes. Pode-se considerar os perfis econômicos, sociais, de consumo e até psicológicos, criando ofertas cada vez mais personalizadas para os diferentes grupos de consumidores.


Gestão de finanças

O BI é fundamental na gestão do dinheiro da empresa. A visão sistêmica da saúde financeira do negócio pode ser melhor compreendida combinando dados sobreo fluxo de caixa, a taxa de inadimplência, o nível de endividamento, despesas fixas e variáveis, o ticket médio, os investimentos realizados, o lucro nominal ou por produto etc.


Esphera Franchising

A Napp desenvolve infoprodutos para ajudar empresas a “minerar” dados e transformá-los em informações. Um deles é o Esphera Franchising. Este software é ideal para quem tem mais de um ponto de vendas e quer acompanhar online o desempenho de cada unidade de negócio. Funciona assim: a Napp instala o coletor de dados no sistema de cada loja. Esses dados são enviados para a nuvem onde um hub sincroniza e trata as informações de acordo com as necessidades do gestor. Finalmente, o gestor pode ter em sua tela uma gama de informações que o ajudarão na tomada de decisão, como: total de vendas em cada loja, ticket médio, ranking de produtos mais vendidos e outras informações, tudo isso cruzado com o período do mês ou semana e até horários das vendas. As informações são apresentadas por meio de gráficos intuitivos e que facilitam a compreensão e análise.


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