A gestão do tempo demanda análise e estratégia e é um tema recorrente e de extrema importância. Você concorda?
Por mais que todos os seres humanos tenham exatamente 1.440 minutos todos os dias, é comum encontrar pessoas que reclamem da falta de tempo para as atividades do dia a dia.
Para os profissionais das farmácias, esse cenário não muda muito e, além da gestão de tempo, a organização das tarefas e a prestação de contas com os clientes são itens que, às vezes, não recebem a atenção necessária.
Como você organiza o tempo em sua farmácia?
Uma boa maneira de se começar é fazer o registro das atividades e anotar os dados mais importantes, verificando como usa o seu tempo dentre as horas do dia, identificando aquelas mais e menos produtivas. Isso porque cada indivíduo tem um desempenho melhor em um determinado horário e esse é o momento indicado para lidar com as tarefas que exigem maior trabalho intelectual.
Quem são os ladrões do seu tempo?
Hoje em dia, é muito fácil se distrair e passar horas olhando sites, mensagens no WhatsApp e redes sociais. Mas o segredo não está em cortar as distrações diárias, e sim organizar melhor o tempo gasto com elas: dar pequenas pausas pode resultar em ganho em sua produtividade, pois descansa a mente dos problemas.
Você delega suas tarefas?
Delegar tarefas é um passo importante na estratégia da gestão. Identificar o perfil de cada colaborador e treiná-los para usarem suas melhores habilidades pode melhorar, e muito, a produtividade da farmácia. Além disso, é importante ter um ambiente de trabalho adequado, respeitando e valorizando as pessoas, oferecendo remuneração justa e sempre promovendo uma comunicação transparente.
Sua farmácia possui ferramentas digitais que auxiliam na gestão?
É fato que a tecnologia transformou vários segmentos do varejo e as farmácias não ficaram de fora. A digitalização cresce cada vez mais com o objetivo de entregar benefícios como a melhora no desempenho e a experiência do cliente. Antes de buscar vender on-line, o varejista pode iniciar sua estratégia digital apresentando sua empresa no Google, informando aos clientes quais produtos possui em estoque e criando campanhas para promover esses produtos, atraindo mais consumidores para a loja física.
Este pode ser o primeiro passo para o início da transformação digital do varejo, ou seja, conectar para crescer, pois a mesma tecnologia que cria complexidades também auxilia a vencer os desafios atuais. E em um mundo superconectado, oferecer uma melhor experiência ao cliente fará sua farmácia sair na frente.
Ficou interessado nas dicas do conteúdo? Entre em contato com a Napp Solutions e saiba como ter sua farmácia nas páginas do maior buscador do mundo, o Google, de uma forma prática e totalmente gratuita.

Informações para Imprensa:
Ricardo Missão | Jornalista