Saiba como as ferramentas de B.I. podem revolucionar o seu negócio

A visualização e análise de dados permite tomadas de decisão mais assertivas e lucrativas para varejo, indústrias e centros comerciais


Trabalhar com inteligência de dados é um caminho sem volta. Tal afirmação nunca foi tão pertinente e sensata em um mundo no qual a tecnologia se faz extremamente necessária. E nessa área, ganham destaque as ferramentas de inteligência e de B.I. Mas você sabe exatamente o que é B.I.? A sigla em inglês para a expressão business intelligence (inteligência de negócios, em uma tradução livre) traz consigo um conceito mais abrangente do que se imagina, com soluções que beneficiam diversos setores, como varejo, indústrias e centros comerciais.


“O grande benefício na aplicação de ferramentas de B.I. é o ganho de tempo para a obtenção de informações para análise e monitoramento de indicadores relevantes para o negócio, utilizados como suporte nas tomadas de decisão.” explica o gerente de Inteligência da Napp Solutions, Guilherme Poletti.

Dados analíticos são cada vez mais necessários


A mineração e visualização de dados, combinadas com uma boa análise empresarial, ajudam os negócios a tomarem decisões cada vez mais assertivas. E essa tendência fica evidente por meio do relatório da empresa de software israelense Sisense, que aponta que, depois do início da pandemia, quase metade das organizações entrevistadas recorreram ao uso de dados analíticos.


Além disso, 55% das empresas utilizam o B.I. para aumentar a eficiência de seus projetos, 47% para serviço aos clientes e 54% para prever resultados. Ainda segundo a Sisense, a perspectiva é de que investimentos em plataformas de business intelligence mantenham-se em alta ou até mesmo tenham crescimento.


Data Science e big data para gerar uma inteligência de dados


O Big data é um conceito que, apesar de não ser tão novo assim, têm ganhado notoriedade por conta de todo avanço tecnológico disponível atualmente para o armazenamento e processamento desse grande volume de dados. Como quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade, não basta ter esse grande volume se não for possível extrair o máximo deles. Nesse sentido, o Data Science permite, através de ferramentas e conceitos, tratar, manipular e transformar dados em informações que possam ser aplicáveis tanto para o entendimento de um problema quanto para a geração de insights ou também para a modelagem de diferentes situações.


Data Science ajuda na previsibilidade das ações


Através da construção de modelos de Machine Learning ou aplicações com Inteligência Artificial é possível realizar diferentes tipos de projeções, de acordo com a sua necessidade. Podemos, por exemplo, realizar a projeção de vendas, fluxo de pessoas ou de quaisquer outras variáveis de interesse.


B.I. e Data Science: um diferencial tecnológico para o seu negócio


Com o BI podemos construir dashboards e gerar relatórios para um melhor aproveitamento dos dados que são gerados. O Data Science utiliza conceitos complexos, como data mining, análise de dados, inteligência artificial e modelagem matemática.

Podemos aliar Data Science com BI e construir, por exemplo, modelos matemáticos que podem nos ajudar a entender como nossos dados estão se comportando, se existe alguma relação significativa entre eles ou até mesmo no tratamento e na visualização das informações disponíveis. Podemos também processar essas informações em tempo real, criando novos insights e aperfeiçoando tudo o que já temos em termos de conhecimento. Com isso somos capazes de utilizar esses dados para compreender nosso passado e assim conseguir planejar melhor o futuro.


Napp quer revolucionar o uso da inteligência de dados


A Napp Solutions, startup especializada no uso da inteligência de dados, pretende revolucionar esse mercado para prever ações importantes dentro das empresas parceiras. Para tanto, trabalha para gerar mudanças positivas, aumentar a eficiência e promover análises cada vez mais completas.

“As plataformas da Napp possibilitam aos clientes entender o posicionamento de seus produtos no mercado. Caso o objetivo seja uma mudança no cenário, a estratégia pode ser diversificada, com alteração no preço ou outras condições comercias, além de nova estratégia logística e de marketing. Acredito, principalmente, que a popularização das ferramentas de B.I. também seja uma contribuição da Napp na transformação digital massiva de pequenos negócios, que poderão ser mais competitivos e melhor geridos”, destaca Poletti.

E o gerente de inteligência da Napp vai além nas projeções de sucesso.

“A revolução que a Napp leva para o mercado é baseada em sua integração. O objetivo da área de inteligência é oferecer soluções de B.I. que sintetizem, em uma única plataforma, a maioria das necessidades de informação. Acreditamos que, assim como a transformação digital é um caminho sem volta, a utilização de ferramentas de B.I. para otimizar a gestão também é. O mercado torna-se cada vez mais acirrado, portanto soluções inteligentes que dão suporte e celeridade ao monitoramento de indicadores e de decisões de negócio geram uma vantagem competitiva”, finaliza Guilherme Poletti.

Quer saber porque a Napp pode revolucionar o seu negócio? Acesse este link e veja como investir em tecnologia é prioridade para a sua empresa crescer no mundo digital.





Informações para Imprensa: Ricardo Missão | Jornalista ricardo.missao@nappsolutions.com