Quatro dicas para sua farmácia ingressar no mundo digital

A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou várias mudanças no comportamento do consumidor que, ficando mais tempo em casa, passou a comprar com mais frequência pela internet. E parece que este hábito veio para ficar: de acordo com pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que 61% de mil consumidores entrevistados passaram a realizar mais compras online após o início das restrições de isolamento.

Nesse contexto, estar presente online se tornou essencial, exigindo que mesmo os varejistas que só possuem loja física passem a transitar entre o espaço físico e o virtual para se manterem competitivos. Por outro lado, essa realidade ainda não chegou para pequenos empreendedores e suas farmácias independentes. Na verdade, alguns até possuem endereços virtuais, mas ainda não priorizaram a visibilidade no território on-line.


A seguir listamos quatro dicas para que sua farmácia comece agora a ser vista no mundo virtual.


1 - Elabore um plano de negócios

O plano de negócio indica os caminhos que devem ser percorridos até que o negócio esteja funcionando plenamente. É um estudo utilizado para prever o investimento ainda na fase inicial, permitindo minimizar os efeitos de ameaças para o ambiente da empresa e também para gerar oportunidades.


2 – Prepare-se para vender de diferentes formas

O consumidor está cada vez mais exigente, com menos tempo disponível e em busca de comodidade para efetuar suas compras. Estar preparado para vender de diferentes formas é o futuro do atendimento ao cliente. Nesse caminho, a tecnologia vem como aliada para facilitar o engajamento e promover a confiança desse cliente. Mais do que oferecer uma experiência completa, na qual o consumidor possa contar com suporte durante todo o processo, é preciso que todos os canais e estratégias de vendas estejam integrados para gerar valor à marca.


3 – Crie um perfil da farmácia nas páginas de buscas do Google.

O Google Meu Negócio (GMN) é o perfil da sua Loja nas páginas de buscas do Google e também do Google Maps. Neste perfil constarão informações de endereço, telefone de contato, horário de funcionamento, horários de pico, perguntas e respostas e seus eventos. Também é possível inserir fotos da fachada e do interior da Loja para que as pessoas possam encontrá-la com mais facilidade. Além disso, é importante que todas essas informações sejam atualizadas com regularidade, pois ajudam a exibir os dados corretos para seus clientes em potencial.


4 – Tenha um bom sistema de gestão para farmácias

Na escolha do melhor software para melhorar a gestão da farmácia, é necessário verificar se a ERP atende às exigências legais e tem conhecimento das rotinas do setor, e se a farmácia fizer parte de uma rede ou associação farmacêutica, o sistema pode oferecer usabilidade e integração de processos.

Além de seguir a legislação, é preciso estar atento às receitas, despesas, estoque, fluxo financeiro, gestão de colaboradores e clientes.


A Napp Solutions e seus benefícios às farmácias brasileiras

A Napp Solutions, Startup Brasileira sai na frente quando o assunto é benefício ao farmacista. Através da sua tecnologia e a parceria com o Google, a Startup promove a presença digital da farmácia no Google Meu Negócio, dando ao cliente a certeza de que o produto consta na loja, uma vez que o estoque on-line é atualizado de acordo com o estoque físico. Também através desta presença é possível que o Google leve o consumidor até a farmácia quando ele estiver pesquisando por um produto próximo a ela, através do Google Maps. E tudo sem custo ou trabalho para o farmacista.


Quer conhecer todos os benefícios que a Napp oferece para promover a sua loja e os seus produtos no Google? Então, clique AQUI e saiba como a transformação digital pode ajudar você a começar a comercializar no ambiente digital



Informações para Imprensa:

Ricardo Missão | Jornalista

ricardo.missao@nappsolutions.com