Napp participa da VTex Day – um dos maiores eventos de transformação digital do mundo

Evento aconteceu em São Paulo, nos dias 12 e 13 de abril, no São Paulo Expo, com destaque para palestra ministrada pelo CCO da Napp


A Napp Solutions, startup paulista especializada em conexão e inteligência de dados para o varejo, marcou presença no VTex Day, um dos maiores eventos de transformação digital do mundo. Além disso, a startup levou um stand para a feira mundial para apresentar as melhores soluções em transformação digital para o varejo. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 de abril, no São Paulo Expo, na capital paulista, com participação de grandes nomes do universo da tecnologia.

Na ocasião, o sócio-fundador e CCO da Napp Solutions, Bruno Zenatte, acompanhado do Product Marketing Manager do Google, Charles Omoregie, apresentou a palestra “On-line para o off-line: como usar a força do O2O para gerar vendas no varejo físico”. O tema foi um dos mais aguardados do evento e reuniu um grande número de pessoas interessadas na transformação digital do varejo.

No mesmo evento, houve a participação de Sir Lewis Hamilton, maior vencedor de GPs da história da Fórmula 1 e um dos atletas mais bem sucedidos da atualidade, marcou presença no evento. Grande fã do Ayrton Senna desde a infância e apaixonado pelo Brasil, Hamilton teve uma conversa franca na presença de aproximadamente 10.000 pessoas e falou sobre racismo, as dificuldades que enfrentou para se tornar um piloto de Fórmula 1, até o desejo de conhecer melhor o Brasil.

Detentor de diversos recordes no esporte, Hamilton falou sobre a sua trajetória vitoriosa e sucesso improvável, superando as dificuldades de uma origem humilde até tornar-se um dos maiores atletas da atualidade, e uma inspiração como ser humano e símbolo de força e resiliência.


Mais sobre o VTex Day

O VTex Day consolida a América do Sul como precursora da transformação digital no polo internacional dos grandes eventos. Foram dois dias de imersão com a presença de grandes palestrantes e conteúdos diferenciados, sendo a única plataforma de comércio multi-tenant, que unifica as experiências do cliente em todos os canais, utilizando uma solução abrangente. O evento contou ainda com uma infraestrutura cloud autoescalável, além de um poderoso conjunto de ferramentas - a plataforma que acelera a transformação digital do varejo.

Em 2019, mais de 22 mil pessoas passaram pelo VTex Day, que teve a ilustre presença do ex-presidente dos EUA, Barack Obama. Também já palestraram no evento: Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal; Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil; Bruce Dickinson, empreendedor e vocalista do Iron Maiden; Luiza Trajano, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza; Andreas Weigend, ex-cientista chefe da Amazon; Richard Branson, empresário britânico e fundador do grupo Virgin; Sucharita Kodali, vice-presidente da Forrester Research; Paula Bellizia, ex-presidente da Microsoft Brasil; e o cofundador da Netflix, Marc Randolph.


Do estoque físico para os canais digitais

Como uma das principais especialidades da Napp é levar soluções tecnológicas para o varejo, o CCO da startup apresentou as possibilidades de se levar o estoque físico de lojas diretamente para canais digitais como Google, Waze, WhatsApp, Meta, Tik Tok, entre outras. Por meio de integrações em ERPs e curadoria de catálogos de produtos, os palestrantes exploraram o caminho inverso, no qual as buscas e comunicação iniciam no on-line, com apresentação do estoque físico de produtos geolocalizados, levando a venda para o físico ou para venda direta em diversos canais on-line como Google Shopping, Instagram, marketplaces de mar aberto, etc., em um caminho omnichanel completo.

“Temos tecnologia, cases bem estabelecidos, números e métricas em diversas categorias de SMBs, além de uma parceria LFP com o Google na América Latina para uso de nossos sistemas. Ou seja, toda a tecnologia e conhecimento necessários para ampliar as possibilidades de negócios do varejo”, destaca Bruno Zenatte.


Tecnologias apresentadas pela Napp no VTex Day

Além da concorrida palestra, a Napp Solutions também fez questão de apresentar, no VTex Day, tecnologias que estão revolucionando a maneira do varejo fazer negócios. Tratam-se das plataformas O2O e Napp Hubb, que também foram destaque da exposição oral.


O2O Plataform

A plataforma O2O (on-line to off-line), desenvolvida pela Napp em parceria com o Google, é utilizada para integração ao Lia, uma modalidade de anúncios digitais de produtos, voltada para lojas que desejam criar campanhas de seus produtos no buscador. É, portanto, uma solução para varejistas que desejam criar um novo canal de divulgação para aumentar a presença no on-line, além de ampliar o fluxo de pessoas comprando na loja física.

Também tem como objetivo fazer crescer o número de ligações telefônicas para o varejista, vindas de pessoas que encontraram a loja por meio do Google, sem contar o crescimento no número de visualizações das fotos dos produtos, que são disponibilizadas pelo sistema de integração com o buscador.


Napp Hub

O Napp Hub é um grande centro integrador e de gestão de canais on-line, com integrações IN (físico), por intermédio de mais de 1.200 ERPs - sistemas que controlam os estoques e vendas do varejo - e por integrações OUT, que são os canais on-line, como plataformas de e-commerce, redes sociais e os grandes marketplaces do mercado.

O Napp Hub é ideal para qualquer varejista, que pode ser um franqueado, uma loja ou rede. O objetivo é aumentar a presença on-line, de forma automática e integrada à loja física, além de entregar o produto de forma mais rápida, sem o risco de falta de estoque. Isso ocorre porque, com uma prateleira infinita, o lojista não precisa manter tantos produtos em estoque no centro de distribuição, o que não o impede de tirar o pedido do franqueado e, com isso, ter um giro mais rápido.


Vantagens para todos os envolvidos - cliente em primeiro lugar

As duas soluções da Napp Solutions impactam o mercado e os consumidores finais. As vantagens são inúmeras, tanto para o cliente, quanto para o varejista. “Os consumidores conseguem pesquisar on-line e de forma assertiva pelo próprio buscador do Google e ir até a loja comprar sabendo que vai encontrar o produto. Isso evita divergências quando o cliente efetua a compra de um produto que não há em estoque físico, ou seja, a solução integra o estoque atualizado, em tempo real, sobre o número de produtos disponíveis”, detalha Bruno Zenatte.

Sem contar que o consumidor tem duas opções de ações no próprio buscador: ligar para a loja e tirar eventuais dúvidas ou iniciar um deslocamento por meio do Google Maps, destacando a georreferência mais próxima. “Toda essa logística se traduz em atendimento de melhor qualidade, com rapidez na hora da entrega, já que o “caminho” que o produto faz é muito mais ágil, pois ele é retirado do local mais próximo de onde o pedido foi gerado, ou seja, da sua região e localidade por georreferenciamento”, explica Bruno.


Vantagens para o mercado

Se o consumidor é impactado de forma extremamente positiva, o mesmo se pode dizer sobre o varejista. O mercado pode criar campanhas de produtos das lojas físicas para o on-line, com oportunidades de negócios oferecidas para qualquer varejista (pequeno, médio e grande). Especialmente àqueles que buscam novas tecnologias e ferramentas para assegurar a presença digital, além de levar seus estoques físicos à internet. O lojista ainda tem a oportunidade de ir para o buscador do Google e atingir o mesmo patamar de grandes marcas no mundo digital.

“A tecnologia das ferramentas da Napp cria uma "motorização" capaz de buscar o estoque físico de qualquer lojista pequeno ou de médio porte e levar para as buscas do Google, apresentando os produtos em uma vitrine virtual. E os produtos em estoque são atualizados automaticamente, com a vantagem do georreferenciamento da loja. Resumindo, as soluções da Napp tornam o varejo mais eficiente do estoque à venda on-line, passando pela agilidade na entrega”, finaliza Bruno Zenatte.


E não é a primeira vez que a Napp valoriza eventos que destacam a transformação digital do varejo. Em fevereiro, a startup promoveu o Napp Conecta. Quer saber como foi? Clique aqui!