Napp palestra em evento do Google e mostra automatização de campanhas de produtos das lojas físicas

Head de Inovação da Napp fala sobre Google LIA em capacitação com passo a passo para digitalização de estoque


Com o objetivo de ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado, o Google Academy é uma plataforma da gigante americana Google que disponibiliza gratuitamente palestras interativas com treinamentos e insights de negócios, abertos ao público.


André Marangon, Head de Inovação da Napp Solutions, participa da edição de agosto e apresenta o funcionamento do Google LIA (Local Inventory Ads), uma modalidade de anúncios digitais de produtos voltada para lojas que não possuem e-commerce, de forma manual e automática.


A apresentação ocorre nesta quarta-feira, dia 4, das 17 às 17h30, na plataforma do Google Academy, disponibilizada no ThinkGoogle. A apresentação fica por conta de Gabriela Noronha, gerente de parcerias estratégicas Google e o acesso ao conteúdo é gratuito e aberto para todas as pessoas que se interessam pelo tema da transformação digital do varejo. Para ter acesso à sessão, basta acessar pelo link: https://adsonair.withgoogle.com/events/google-academy-br%C2%A0.


O evento com foco em Google LIA trouxe, em forma de tutorial, duas maneiras de executar campanhas on-line de produtos da loja física: manualmente, utilizando-se as três plataformas Google (Google Meu Negócio, Google Merchant Center e Google Ads) e de maneira automatizada, com o uso da Napp O2O Platform, que vincula todas as contas em uma só aplicação, automatizando a digitalização do estoque e possibilitando um grande ganho de tempo para o usuário.


Levantamentos do Google demonstram que, com a crescente busca de produtos nas proximidades, como pesquisas por itens disponíveis em lojas “perto de mim”, o consumidor tem a opção de procurar on-line por algo e adquirir em uma loja física mais próxima. Hoje, a maior parte dos anúncios feitos no ambiente da Internet direcionam o consumidor para um e-commerce.


Com o preenchimento de todas as configurações da ferramenta é possível fazer Google Shopping, sem a necessidade de uma loja virtual, por exemplo. Isso ajuda os anunciantes a alcançarem os compradores mais importantes: aqueles que procuram o que exatamente tem para vender. Segundo o Google, as buscas por "compras perto de mim" triplicaram nos últimos dois anos.


Além disso, o consumidor tem duas opções de ações no próprio buscador que é ligar para a loja e tirar eventuais dúvidas ou, até mesmo, iniciar um deslocamento por meio do Google Maps, destacando a georreferência mais próxima.


André Marangon explicou com um passo a passo a funcionalidade da ferramenta de O2O, desenvolvida pela Napp, com a utilização dos componentes da LIA, além de explicar em como a tecnologia beneficiará na solução das dores de clientes com pouca presença digital e baixa verba para investimento em um e-commerce ou, ainda, a necessidade de criar um novo canal de divulgação.


“O desenvolvimento nasceu durante a pandemia e para isso houve uma parceria da Napp com o Google, contou com a ajuda de muitas pessoas e engenheiros para criar a solução e a tecnologia chamada de O2O. Trata-se de uma solução prática, voltada para varejistas com baixa digitalização, lojas que não possuem equipe técnica ou de TI (Tecnologia da Informação), além de agências de publicidade e redes de varejo, como é o caso das franquias”, destaca André.


A ferramenta é uma importante solução especialmente para empresários ou lojistas de pequenas e médias empresas, que sofrem com a falta de pessoal ou conhecimento técnico necessário para os trâmites diretos, além daqueles que necessitam de uma centralização da administração de vários estabelecimentos em uma única plataforma.


Um exemplo que ocorre desde fevereiro de 2021, em uma farmácia de Araras, no interior de São Paulo, identificou, por meio das buscas no Google, o aumento de 13% no seu faturamento, em um período de 28 dias. Os resultados são mensurados pela própria ferramenta, que gera uma informação de quantas vezes houve a ação pelo consumidor.

A ferramenta fez crescer também em 179% as ligações telefônicas para a farmácia, vindas de pessoas que encontraram a loja por meio da plataforma de busca, além de crescimento no número de visualizações das fotos dos produtos, que são disponibilizadas pelo sistema de integração com o buscador.


Segundo Ronaldo Marciano, sócio da Rfarma Drogarias, a implantação da ferramenta levou definitivamente a farmácia para o digital, atingindo novas regiões consumidoras. “Quando o cliente busca o produto pelo Google, eu começo a aparecer mais e minha loja chega até esse novo consumidor. Ganhei relevância e, junto, uma loja mais engajada no on-line. Nesse pouco espaço de tempo, eu consegui vendas efetivas e gerenciei, inclusive, as entregas dessas compras em vários locais diferentes da minha cidade, para pessoas que nunca passariam em frente da loja física, justamente porque moram em lugares mais afastados”, destaca.


Mais vantagens LIA

Com o LIA é possível ainda promover o inventário da loja, com anúncios locais. Torna a loja física na internet, com informações de horário de funcionamento, disponibilidade do produto e instruções de como chegar à loja. E por fim, é possível avaliar todo o desempenho, monitorando o desempenho on-line e off-line da sua loja com análises detalhadas para entender o impacto dos anúncios digitais.



Informações para Imprensa: Ricardo Missão | Jornalista ricardo.missao@nappsolutions.com