Marketplaces nichados: nova tendência para vendas on-line

Saiba como a utilização de ferramentas ideais ajudam na implementação de todas as etapas de um marketplace segmentado


Em tempos que vender e comprar pela internet se tornou hábito de muitos, novas soluções são necessárias para quem não quer deixar de fazer bons negócios. Enquanto gigantes como Amazon, Mercado Livre, Magalu, Lojas Americanas - entre outras - vendem de tudo, comercializar em um nicho específico pode ser a sacada para lojistas que não querem deixar de navegar na onda dos e-commerces.


Estamos falando dos marketplaces nichados, alternativa para grandes e pequenos negócios, inclusive para iniciantes em vendas on-line. Os marketplaces de nicho, como o próprio nome sugere, são focados em determinados segmentos do mercado, aliando oportunidades específicas e público muitas vezes especializado, já que são subdivisões dentro do próprio marketplace.


Por exemplo, alguém que busca por produtos específicos, como vestuário, prefere fazer a comprar em um marketplace nichado como a Dafiti, onde encontra grande diversidade de roupas e calçados. Ou então quem procura livros – novos e usados -, possivelmente acessará a Estante Virtual, o marketplace de literatura mais bem avaliado do Brasil e com o maior acervo virtual. Tais preferências ocorrem porque a segmentação de mercado proporciona mais facilidade de busca, centralização de produtos, diversidade de modelos, assertividade do negócio, além de inúmeros outros benefícios.


Mas como tornar-se um marketplace nichado?


Vender para um público específico parece fácil. E realmente é! Ainda mais contando com o conhecimento de quem é especialista no assunto. A Napp Solutions conta com ferramentas e profissionais especializados em negócios on-line, em todas as etapas de implantação.

“O time multidisciplinar da Napp possui know-how de implementação e operação em diversos marketplaces, com soluções, parceiros e expertise interna em todo ecossistema de vendas digital. Desde a integração dos estoques, passando pelos meios de pagamento e split dos recebíveis, uma ferramenta para a divisão automática dos valores recebidos nas maquininhas de cartão, até a montagem de operações logísticas complexas”, explica o Head do Napp Hub, Cláudio Bessa.

Ainda segundo Bessa, a estratégia serve tanto para quem já tem um e-commerce quanto para aqueles que querem criar um canal de venda virtual.

“A Napp pode fornecer soluções para marketplace, caso ele já exista, ou implementar o site e a operação inteira, de fato, auxiliando, inclusive, nas questões jurídicas, comerciais e de RH. Trata-se de uma solução prática para todo tipo de varejo, que pode se beneficiar de uma plataforma no formato marketplace e vender itens que complementem seu portfólio de produtos”, finaliza Cláudio Bessa.



Informações para Imprensa: Ricardo Missão | Jornalista ricardo.missao@nappsolutions.com