Descubra como o SaaS ajuda na Cultura de Inovação dentro das empresas e nos negócios

Ter a tecnologia do SaaS a seu favor, ajuda as empresas disponibilizarem novos serviços em nuvem e com várias vantagens


Se você está por dentro das tendências de inovação, já deve ter ouvido sobre Software as a Service, também conhecido como SaaS ou serviços in-cloud. Esse modelo de negócio se baseia na oferta de um software como um serviço que, na maioria das vezes, é disponibilizado na nuvem, ou seja, o usuário precisa apenas de um dispositivo com acesso à internet e/ou um navegador para acessá-lo.

Bons exemplos estão muito próximos de nós. Tanto dentro de casa, caso você seja um consumidor da Netflix, Spotify, Dropbox, quanto fora dela, quando usa transporte por aplicativo ou loca uma casa ou apartamento por meio de um aplicativo de viagem.

A aderência a essa ferramenta está se tornando cada vez mais comum, não só por ela ser um meio de Transformação Digital, mas também por trazer várias vantagens. Por isso vamos relembrar o conceito e conhecer benefícios do SaaS, inclusive detalhando:


  • Como o SaaS ajuda na economia de gastos;

  • A enorme acessibilidade dos Softwares as a Service;

  • A alta escalabilidade dos serviços;

  • Além de como os dados simplificam o trabalho.


Software as a Service (SaaS)

O Software as a Service é uma forma de disponibilizar soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Por isso mesmo, a empresa não precisa ter estrutura física (pode ter, se quiser), nem instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares. Precisa apenas de uma boa conexão de internet, o que é mais do que comum nos negócios digitais. Por isso, o acesso torna-se fácil e simples, o que contribui para uma escalada crescente de novos clientes

Na tradução literal, “as a service” quer dizer “como serviço”, uma tendência do mundo digitalizado que elimina a necessidade da compra física, facilitando o consumo para o cliente final. Nela, também não há a necessidade de uma infraestrutura específica, o que também é vantajoso para o empreendedor.


SaaS: baixo investimento e economia de gastos

Para ter um SaaS não é necessário um enorme investimento inicial. Vale lembrar que, para utilizar o serviço, é apenas necessário uma taxa de assinatura, podendo ser mensal ou anual. Além disso, ao assinar um serviço em nuvem, você não irá mais ter gastos comprando hardware ou contratando pessoas para cuidar do seu sistema. A própria empresa que oferece o serviço fará isso para você.


Serviço sempre disponível

Ter o SaaS sempre à disposição é outro benefício grandioso. Como, na maioria das vezes, o serviço encontra-se in-cloud, é possível acessá-lo de qualquer computador ou dispositivo móvel que tenha acesso à internet. Então, caso precise de algum dado ou informação, poderá obtê-lo onde quer que você esteja. Para pessoas multifuncionais e profissionais com várias obrigações, uma verdadeira necessidade do mundo digitalizado.


Alta escalabilidade

Quem não quer crescer, aumentar lucros, prosperar? Pois bem, o SaaS é um aliado da empresa que pretende agregar valor ao seu negócio, atender as demandas dos clientes, sem aumentar expressivamente os seus custos. Resumindo, quem oferece esse serviço tem a vantagem de poder escalar esse produto com baixo investimento, fazendo com o negócio cresça de forma progressiva.


Dados simplificam o trabalho

Por muito tempo, o padrão do mercado era oferecer softwares on-premise, que se baseavam na venda de um programa que precisava ser instalado por um técnico diretamente na rede de computadores das empresas. Caso qualquer alteração ou atualização fosse necessária, teria que agendar uma visita com o T.I. responsável, o que poderia levar dias. Porém, o modelo SaaS trouxe inteligência de dados para simplificar essa situação, já que todos os updates necessários são realizados diariamente, sem interferir no funcionamento do programa.

Já é uma realidade para muitas companhias trabalharem diariamente com um - ou mais – SaaS. E a tendência é que as empresas, em sua totalidade, adotem o modelo de Software as a Service para todos os processos que exijam um programa. Mais de 73% das corporações já visam fazer a troca de - quase - todos os seus apps para serviços in-cloud a partir de 2022. Mais uma enorme vantagem dos SaaS.


O Software as a Service já foi pauta aqui no Blog da Napp. E, depois de conhecer as vantagens, você pode ter se interessado ainda mais pelo assunto. Então acesse esse link e saiba ainda mais sobre essa tendência do mundo digital.



Informações para Imprensa:

Ricardo Missão | Jornalista

ricardo.missao@nappsolutions.com