Consumidor phygital: você sabe o que é isso?

Entenda por qual motivo os ambientes virtual e físico estão cada vez mais próximos, contribuindo para melhorar as experiências dos consumidores tanto on-line quanto off-line


Um novo estilo de consumidor, exigente, omnichannel e antenado com os mundos on e off-line. Estamos falando do consumidor phygital, um novo tipo de cliente que surgiu com as demandas trazidas e aceleradas, principalmente, pela pandemia da Covid-19. Esse conceito é novo para você? Quer saber mais sobre as experiências buscadas pelo consumidor phygital?

Então este texto vai, além de te abrir um novo leque de possibilidades, fazer você pensar se já não pratica atitudes relacionadas ao mundo do varejo phygital. E não apenas com a definição, o conceito, mas também com:


  • As principais características do consumidor phygital;

  • Uma nova experiência de cliente;

  • O que é o phygital na prática;

  • Os desafios para o varejo;

  • E como a Napp está preparada para atender aos anseios desse novo cliente.


Quem é o consumidor phygital?

O consumidor phygital é, antes de tudo, exigente. Quer atenção, respeito e transparência em relação aos serviços que procura. Bom atendimento é palavra de ordem para a empresa fidelizar o cliente, pois ele é autêntico e quer uma experiência completa. E é essa experiência qualificada que vai criar um relacionamento duradouro e de respeito para ambos os lados.


Uma nova experiência de consumidor

Quem não gosta de uma experiência de compra que comece e termine bem. Pois é exatamente isso que o varejo phygital quer disponibilizar ao cliente. A interação loja-consumidor deve ser respeitosa, amigável e, acima de tudo, eficiente. Além de ser bem atendido, o consumidor phygital quer encontrar o produto na loja física e também na virtual. Quer finalizar o pagamento de forma prática e com opções variadas. E quer poder escolher entre entrega rápida ou retirada na loja mais próxima.

Sem contar que o atendimento personalizado, seja no ambiente on-line ou no off-line, também faz toda a diferença. Todo mundo gosta de ser tratado de maneira especial e o cliente phygital mais ainda. Criar essa experiência linear, sem percalços ao longo do caminho, é o grande desafio para o varejo. Falaremos disso adiante.


O que é phygital na prática?

Se surge um novo tipo de consumidor, cabe ao mercado bem atendê-lo. E é isso que o varejo phygital se propõe a fazer. Em um setor que não para de crescer, os e-commerces precisaram perceber a mudança de atitude dos clientes, primeiramente no on-line, mas transformar a experiência toda em um diferencial em todos os canais de atendimento, contemplando assim o aclamado usuário omnichannel.

Na prática, o varejo precisou (e ainda precisa) investir em inteligência artificial, com novas tecnologias e aplicações, como os carrinhos inteligentes, que ajudam o cliente durante a compra. Passou a utilizar painéis digitais para auxiliar o comprador e facilitar a busca de produtos. Criou lojas autônomas, uma verdadeira mescla entre os ambientes físico e digital, no qual o consumidor resolve tudo pelo celular. Essa novidade talvez seja a que mais está em alta no universo do varejo phygital.


Napp soma investimentos de R$ 18 milhões para novos produtos

Obviamente, uma empresa do quilate da Napp Solutions não iria ficar de fora da nova tendência phygital. Em 2021, a startup teve mais de R$ 5 milhões em investimentos para novos produtos e já possui outros R$ 13 milhões aprovados pelo mesmo investidor, totalizando, ao final, R$ 18 milhões.

O valor é suficiente para a Napp executar seu plano de aceleração dos produtos lançados nos últimos dois anos, e desenvolvidos para o mercado de varejo. E, claro, para atender as demandas trazidas pelo consumidor phygital.

Vale destacar que a Napp Solutions iniciou suas rodadas de captação em 2018, avaliada em R$ 18 milhões. Em gigantesca valorização, a startup atingiu um valuation de R$ 350 milhões na rodada de 2020. Para 2022, é estimado um valuation, somados aos investimentos da empresa, em mais de R$ 650 milhões.



Se o consumidor phygital é uma tendência que veio para ficar, investir no sucesso do cliente também é prioridade para a Napp Solutions. Quer saber mais como a startup se importa com o sucesso do cliente? Clique aqui.




Informações para Imprensa:

Ricardo Missão | Jornalista

ricardo.missao@nappsolutions.com