On-line para o off-line: como potencializar sua receita e gerar vendas no varejo físico

Entenda como potencializar sua receita e gerar vendas no varejo físico, em vários canais de venda com agilidade na entrega.


Como potencializar sua receita e gerar vendas no varejo físico

A princípio, se engana quem pensa que custa caro levar o seu negócio para o ambiente digital, mesmo para lojistas que não possuem um e-commerce. A eficiência e logística apurada da compra à entrega estão entre os principais desejos de todo empresário e, porque não, dos consumidores. Entre as tendências da transformação digital estão as opções que integram o estoque físico com o do e-commerce e de centros de distribuição.

Uma solução está na ferramenta que leva o estoque ao Google, criando uma vitrine virtual, e com a atualização do estoque, evitando perder a compra. Além disso, há outra tendência chamada “estoque infinito”, um modelo que permite integrar o estoque das lojas com o e-commerce e centros de distribuição.

E o melhor é que as duas soluções fazem parte do portfólio da Napp, startup especializada em inteligência de dados para o varejo. Por isso mesmo, no texto de hoje, vamos abordar as duas estratégias citadas acimas, com destaque para:

  • Como está a demanda pelo mercado varejista;

  • Entregas rápidas e estoque infinito;

  • O2O Plataform;

  • Napp Hub;

  • Vantagens para todos os envolvidos - cliente em primeiro lugar;

  • Vantagens para o mercado, principalmente o varejo.

Crescimento da demanda no mercado varejista

Antes de mais nada, importante ressaltar o O2O Plataform, visa, acima de tudo, atender várias demandas do varejo. Ele é capaz de aumentar a presença no on-line, além de ampliar o fluxo de pessoas comprando na loja física. Há também a possibilidade de aumentar as ligações vindas de pessoas que encontraram a loja por meio do buscador e ajudam o aumento de visualizações das fotos dos produtos, disponibilizadas pelo sistema de conexão. Ou seja, contribui para o aumento de vendas no comércio varejo.

“O O2O é voltado para lojas que desejam criar campanhas de seus produtos no buscador e para varejistas que desejam criar um canal de divulgação. Nossas soluções também evitam a falta do produto e a divergência quando o consumidor faz a compra de um produto que o lojista não tem em estoque físico, ou seja, a solução integra o estoque atualizado, em tempo real, sobre o número de produtos disponíveis”, explica o sócio-fundador e CCO da Napp, Bruno Zenatte.


Entregas rápidas e estoque infinito

O estoque infinito é uma tendência que impulsiona o varejo e a entrega rápida. Do mesmo modo, há ferramentas que oferecem uma solução de um robusto Seller Center e módulos de gestão que permitem que façam gestão única de pedidos, catálogo de produtos, estoque e preço, em um centralizador de diversos canais on-line de vendas. E uma das principais soluções neste quesito é o Napp Hub, que vamos detalhar adiante.

As vantagens para o varejo são iguais às grandes redes, tendo o suporte de não perder a venda, caso precise de um distribuidor mais próximo. Venda garantida e entrega rápida, em até três horas ou menos, conforme a região.

A Napp está atenta ao que o varejo precisa, indo de encontro ao desejo dos lojistas e consumidores. A pesquisa da Tray em parceria com o E-Commerce Brasil, aponta que os canais mais lembrados pelos brasileiros são o Instagram (82%) e Facebook (72%). Sem contar que um dos aplicativos mais usados no país é o Whatsapp.

“A solução possibilita levar o estoque físico de lojas diretamente para canais digitais como Google, Waze, WhatsApp, Meta, Tik Tok, por meio de integrações em ERPs, além de explorar o caminho inverso, no qual as buscas e a comunicação iniciam no on-line, com apresentação do estoque físico de produtos, levando a venda para o físico ou para venda direta em diversos canais on-line”, fala Bruno Zenatte.


O2O Plataform

Depois de conhecer as demandas que farão o mercado varejista crescer ainda mais, chegou a hora de destacar as soluções oferecidas pela Napp. A plataforma O2O (on-line to off-line), desenvolvida pela Napp em parceria com o Google, é utilizada para integração ao LIA, uma modalidade de anúncios digitais de produtos, voltada para lojas que desejam criar campanhas de seus produtos no buscador. É, portanto, uma solução para varejistas que desejam criar um novo canal de divulgação para aumentar a presença no on-line, além de ampliar o fluxo de pessoas comprando na loja física.

Como dito anteriormente, também tem como objetivo fazer crescer o número de ligações para o varejista, vindas de pessoas que encontraram a loja no Google. Sem contar o crescimento no número de visualizações das fotos dos produtos, que são disponibilizadas pelo sistema de integração com o buscador.


Napp Hub

Já o Napp Hub é um grande centro integrador e de gestão de canais on-line, com integrações IN (físico), por intermédio de mais de 1.200 ERPs - sistemas que controlam os estoques e vendas do varejo - e por integrações OUT, que são os canais on-line, como plataformas de e-commerce e os grandes marketplaces do mercado, por exemplo.

O Napp Hub é ideal para qualquer varejista, que pode ser um franqueado, uma loja ou rede. O objetivo é aumentar a presença on-line, de forma automática e integrada à loja física, além de entregar o produto de maneira mais rápida, sem o risco de falta de estoque. Isso ocorre porque, com uma prateleira infinita, o lojista não precisa manter tantos produtos em estoque no centro de distribuição, o que não o impede de tirar o pedido do franqueado e, com isso, ter um giro mais rápido.


Vantagens para todos os envolvidos - cliente em primeiro lugar

As duas soluções da Napp impactam o mercado e os consumidores finais. As vantagens são inúmeras, tanto para o cliente, quanto para o varejista. “O consumidor consegue pesquisar on-line e ir até a loja sabendo que vai encontrar o produto. Isso evita enganos quando o cliente faz a compra de um produto que não há em estoque físico, ou seja, a solução integra o estoque atualizado, em tempo real, sobre o número de produtos disponíveis”, detalha Bruno Zenatte.

O consumidor tem duas opções no próprio buscador: ligar para a loja ou iniciar um deslocamento pelo Google Maps, destacando a localização mais próxima. “Toda essa logística se traduz em atendimento de melhor qualidade, com rapidez na hora da entrega, já que o “caminho” que o produto faz é muito mais ágil, pois ele é retirado do local mais próximo de onde o pedido foi gerado, ou seja, da sua região e localidade”, explica o CCO da Napp.


Vantagens para o mercado

Se o consumidor é impactado de forma positiva, o mesmo se pode dizer sobre o varejista. O mercado pode criar campanhas de produtos das lojas físicas para o on-line, com oportunidades de negócios oferecidas para qualquer varejista. Especialmente àqueles que buscam novas tecnologias e ferramentas para assegurar a presença digital, além de levar seus estoques físicos à internet. O lojista ainda tem a oportunidade de ir para o buscador do Google e atingir o mesmo patamar de grandes marcas no mundo digital.

“A tecnologia das ferramentas da Napp cria uma "motorização" capaz de buscar o estoque físico de qualquer lojista pequeno ou de médio porte e levar para as buscas do Google, apresentando os produtos em uma vitrine virtual. E os produtos em estoque são atualizados automaticamente por causa da vantagem da localização da loja. Resumindo, as soluções da Napp tornam o varejo mais eficiente do estoque à venda on-line, passando pela agilidade na entrega”, acrescenta Bruno Zenatte.

Tanto o O2O quanto o Napp Hub foram destaque no VTEX Day 2022, realizado em abril, no São Paulo Expo. Com o tema “On-line para o off-line: como usar a força do O2O para gerar vendas no varejo físico”, o assunto foi apresentado pelo sócio-fundador e CCO da Napp, Bruno Zenatte, em companhia do Product Marketing Manager do Google, Charles Omoregie.


Napp no maior evento da América Latina de Tecnologia: VTEX Day

E como inovação nunca é demais para a Napp, a startup fez questão de participar do VTEX Day, um dos maiores eventos de transformação digital. Além disso, a Napp levou um stand para a feira mundial, no qual apresentou as melhores soluções em transformação digital para o varejo. Contando com a participação de grandes nomes do universo da tecnologia, o evento aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, no São Paulo Expo.

Na ocasião, o CCO da Napp, Bruno Zenatte, apresentou a palestra “On-line para o off-line: como usar a força do O2O para gerar vendas no varejo físico”. O tema foi um dos mais aguardados do evento e reuniu um grande número de pessoas interessadas na transformação digital do varejo.

Além de grandes especialistas em tecnologia, o VTEX Day 2022 contou com a participação do Sir Lewis Hamilton, maior vencedor de GPs da história da Fórmula 1. Grande fã de Ayrton Senna desde a infância e apaixonado pelo Brasil, Hamilton teve uma conversa franca na presença de aproximadamente 10.000 pessoas, na qual falou desde racismo e as dificuldades que enfrentou para se tornar um piloto de Fórmula 1, até o desejo de conhecer melhor o Brasil.

Deu pra perceber que apresentar soluções assertivas para o varejo está no DNA da Napp. Então vá além e veja aqui técnicas para fidelizar clientes do setor varejista!