Aprenda 5 maneiras e 3 vantagens de automatizar processos no atendimento ao cliente

Tecnologia é necessária para auxiliar empreendimentos e shoppings centers na automatização de processos de atendimento e fidelização de clientes


O atendimento ao cliente, ou melhor, o bom atendimento ao cliente precisa ser prioridade para todo e qualquer empreendimento ou Shopping Center. Para entregar um atendimento de qualidade, as companhias estão investindo em técnicas para automatizar esse processo, com recursos inovadores que otimizam o tempo da empresa e do cliente. Neste texto, vamos abordar as formas de promover essa automatização e apresentar vantagens para as duas pontas dessa via. Com destaque para:


  • Uma equipe de atendimento focada e capaz;

  • Processos simples, ágeis e eficientes;

  • Importância de ser omnichannel;

  • Necessidade de um bom Sistema de Gestão de Atendimento;

  • Como priorizar atendimentos;

  • E as vantagens de ter um atendimento automatizado.



Antes de tudo, vale relembrar como funciona o atendimento eletrônico por inteligência artificial (robô). Trata-se de uma central de atendimento personalizada que direciona o cliente para o setor específico ou para a central de atendimento específica. Os chats de atendimento via WhatsApp também possuem inteligência artificial e, apenas digitando números ou falando o que precisa, o cliente é direcionado para o setor responsável.

Com a automatização, a empresa diminui, sensivelmente, as chances de falhas, pois tudo estará programado para acontecer de acordo com o planejado, com qualidade, eficiência e baixo custo de implantação. Mas vamos falar das vantagens e tendências adiante, então primeiro o foco é em como alcançar esse objetivo.


  1. Tenha uma equipe de atendimento focada e capacitada

Para um atendimento de qualidade, que satisfaça o cliente, uma equipe capacitada, focada e comprometida é essencial, mesmo em processos automatizados. Para tanto, os colaboradores - linha de frente do negócio - devem estar instruídos para lidar com os consumidores. Os funcionários precisam saber o máximo possível sobre como atender demandas e solucionar problemas, sem perder a calma e a gentileza.

Um atendimento agradável conta muito e contribui bastante para a fidelização de clientes. Para alinhar tais métodos, a empresa pode realizar treinamentos, workshops, palestras e encontros entre colaboradores e equipe de gestão. Todo processo de aprimoramento profissional é bem-vindo!


  1. Processos mais simples, ágeis e eficientes

Otimizar os processos é outra forma de ter sucesso nos atendimentos. Ou seja, a empresa precisa pensar em maneiras simples e ágeis de atender às solicitações dos clientes. Você deve estar se preguntando, mas como? Pondere se todas as etapas de cadastro, preenchimento de dados, etc. etc. são mesmo necessárias. Além de, muitas vezes, irritar o consumidor, elas demandam tempo e certo desgaste desnecessário.

Um software ou plataforma de autoatendimento pode otimizar todo o processo e simplificar significativamente o atendimento. Outra maneira é ter um banco de dados atualizado do público que consome seus produtos, principalmente dos clientes mais corriqueiros. Ou seja, de forma dinâmica e automatizada, a empresa consegue praticar o bom e velho “menos é mais”.


  1. Seja omnichannel

Uma palavra que está em evidência e que tem tudo a ver com a otimização dos processos de atendimento. Ser omnichannel é ter vários canais de contato, fugindo do tradicional. Hoje em dia, ter um ou poucos canais de atendimento pode ser a chamada economia burra, além de não ser nada compatível com as possibilidades tecnológicas atuais.

Invista em canais de atendimento por chat, chatbots, e-mail, SMS, WhatsApp, redes sociais e o que mais lhe parecer conveniente. Essa variedade de canais ajudam a desafogar os retrógrados atendimentos via telefone e presencial, este último ainda mais fora de moda por causa da pandemia. Resumindo, ser omnichannel amplia a presença da marca no cotidiano dos consumidores.


  1. Tenha um bom Sistema de Gestão de Atendimento

Ter um bom Sistema de Gestão de Atendimento (CRM) permite armazenar os dados dos clientes, o que contribui sobremaneira para a estratégia citada na otimização dos processos. É muito chato ficar sempre os solicitando os mesmos dados a cada atendimento. Isso afugenta clientes e vai na contramão da tão pretendida automatização.

Sem contar que um bom software dispensa a necessidade dos igualmente chatos cadastros de papel, planilhas, arquivos e afins. O mundo mudou, está automatizado, tecnológico, e você quer manter sistemas de gestão do século passado?

Com um CRM de qualidade você tem toda a informação em apenas um lugar, facilitando o acesso aos dados e garantindo mais segurança. Uma solução totalmente concatenada com a desejada automatização, que pode mudar definitivamente a forma que sua empresa é vista pelos clientes.


  1. Priorize atendimentos urgentes

Em um hospital, obviamente, o caso mais grave é atendido primeiro. Tal analogia serve perfeitamente para ilustrar esse tópico. Tenha feeling para perceber quais demandas são mais urgentes e as priorize. Para essas situações mais imperiosas, também é necessário o tato correto da equipe, o que já apontamos lá no começo do texto.

Atendimento ágil em situações críticas diminuem a insatisfação do cliente e pode evitar o agravamento do problema. Neste caso, uma boa solução é implementar um canal exclusivo para solicitações chaves, as mais urgentes, com colaboradores específicos e preparados para atender tais demandas.



Vantagens de ter um atendimento automatizado

Como dito anteriormente, os benefícios de um atendimento automatizado alcançam os dois lados da cadeia – empresa e clientes, inclusive os phygital. Para destaca-los melhor, vamos topificar também essas vantagens:


  1. Otimização de tempo

Também como já mencionado – lá no primeiro parágrafo -, automatizar processos de atendimento se traduz em economia de tempo. É menos tempo no telefone, menos tempo no atendimento presencial, menos tempo perdido com demandas simples, que poderiam ser resolvidas com soluções tecnológicas. Isso tudo agrada ao cliente e otimiza o trabalho da companhia. Já falamos neste texto sobre processos chatos, mas existe algo mais incômodo do que esperar um tempão na linha telefônica?


  1. Controle de dados

Que empresa ou shopping não quer reunir informações e dados para gerar relatórios sobre os processos de atendimento? Saiba que já existem soluções que possibilitam esse cruzamento de dados que, por sua vez, irão permitir análises mais aprofundadas e decisões mais assertivas. Por meio dessa centralização é possível saber o que está funcionando no atendimento, além de traçar novas estratégias a partir dos dados dos clientes. Dá pra saber as preferências, os desejos, ou seja, as métricas para criar novas ações alinhadas ao perfil de determinado público.


  1. Boa experiência conta demais

Não é novidade para ninguém que o consumidor está cada dia mais exigente. Atendimento ágil, eficaz e, por vezes, personalizado, garante a desejada fidelização, com o cliente cada vez mais próximo à marca. É esse sentimento de confiança, de que vai ser bem atendido, que vai fazê-lo comprar de novo, contribuindo para o negócio prosperar. Resumindo, investir em inovações que melhorem os processos de automatização no atendimento é bom para todo mundo.



Falamos sobre as vantagens e as maneiras de automatizar os processos de atendimento ao cliente. Que tal saber também as tendências que vão desenhar o futuro para o mercado de shopping centers? Clique aqui!